Princípios básicos da decoração - Parte I

20:36


Oi amores, tudo bem com vocês? Este é o primeiro post sobre decoração aqui no blog e claro que muitos outros virão. Pra quem não sabe, eu sou formada em Edificações Civil e durante um ano cursei Design de interiores, infelizmente acabei não concluindo o curso (contei a história aqui), mas futuramente penso em me especializar na área, pois é um dos meus sonhos. A decoração em si, engloba muitos fatores e para facilitar a life de quem deseja reformar ou construir, preparei este post com base nos conteúdos que absorvi durante um ano. Eles partem dos princípios básicos do design e da decoração: Simetria e Equilíbrio.   


Quando observamos um ambiente, um móvel, uma pessoa, qualquer coisa, observamos com todos os nossos sentidos: visão, audição,  olfato, tato e paladar. Pode parecer estranho, mas pensem: Quando entramos em uma sala linda, ficamos facilmente encantados com sua organização, decoração, iluminação, mas ao permanecermos por alguns minutos no interior, percebemos que possui alguns ruídos, um mal cheiro e nos desagradamos. Isso funciona com tudo, com qualquer objeto, com a cor de uma parede, uma fruta que não gostamos, assim como estar em um lugar alegre que nos remete uma lembrança boa, nos traz de certa forma uma sensação de bem-estar. 

Na decoração não é diferente, mas cada um destes fatores possuem o seu peso. A visão é, de longe, um dos nossos sentidos mais sensíveis e por isso as formas, cores e composição espacial são importantes. A composição espacial tem a função de escolher, organizar e distribuir todos os elementos presentes no ambiente de uma forma bonitaharmônica, tornando-se agradável para quem irá frequenta-lo. Para isso usamos dois princípios que são essenciais na decoração, o Equilíbrio e a Simetria

Nós somos "acostumados com o equilíbrio". Por isso quando estamos em um ambiente "equilibrado", facilmente nos sentimos confortáveis. Nas figuras a baixo percebemos o desequilíbrio da faixa azul à direita em relação à esquerda. E olhando as duas faixas em degradê, percebemos esse desequilíbrio também, pois, nosso olhar está acostumado com cores que são mais escuras na parte inferior do ambiente. 
Nestas duas composições, "sentimos" que a da esquerda é “desequilibrada”: Todos os objetos da imagem da esquerda, estão agrupados no canto, criando um vazio na direita e as cores mais escuras estão na parte superior. Já na composição da direita, há um equilíbrio: As figuras ocupam melhor o espaço equilibrando assim o ambiente, embora tenha apenas um quadrado no lado direito, ele é um pouco maior o que nos da a "sessação de espaço ocupado" e o mais importante, mais escuro. Ou seja, ele “pesa” mais a nossa visão. 

Algumas pessoas pensam que equilibro e simetria são a mesma coisa ou não não sabem a diferença. 

Simetria acontece quando partes de um todo se repetem, assim como os dois retângulos do lado direito, da figura a baixo. Percebam que entre os dois desenhos a baixo, o mais dinâmico é o primeiro, pois é assimétrico. Isso porque a simetria total do segundo desenho é um tanto quando “parada” demais, estática. Ou seja, a simetria é perfeitinha, como se um lado fosse o reflexo do outro deixando o ambiente "mais sério"

Já o Equilíbrio é um tipo de relação das partes com o todo, ou seja, para termos uma sensação de maior equilíbrio, o mobiliário deve ser mais escuro e deve ficar próximo ao chão, deixando para as paredes e tetos as cores mais luminosas e os objetos mais leves.


Aplicando na decoração

Simetria: Na prática funciona assim: se o lado direito da sala possui duas poltronas, o lado esquerdo também terá. É uma maneira de evitar erros, deixando os ambientes mais harmônicos. O que caracteriza a decoração simétrica é a disposição dos móveis e a utilização das cores, criando um clima de muita organização e agradável visualmente.

Sala de estar com simetria bem marcada por nichos de madeira, sofá ao centro e várias peças iguais em lados opostos.
Assimetria: Ela tem o objetivo de quebrar a monotonia de um espaço e criar uma composição bem descontraída, dando ao ambiente personalidade. Investir nessa forma de decorar é uma oportunidade para ousar na hora de fazer as composições.

Ambiente assimétrico, mais descontraído, "moderno". 

Decoração é um assunto bem complexo, são informações que nos permitem conceitos e aplicações diversas, que nos ensinam a manter a elegância e a personalidade. Para não pesar o post resolvi separa-los em partes. Aos poucos irei compartilhando com vocês mais a dicas e claro que, se quiserem saber de algo é só deixar nos comentários que preparei um post sobre o assunto. 

Um super beijo e até a próxima!

Você poderá gostar de:

0 comentários

* Todos os blogs serão respondidos e visitados.
* Blogs com comentários automáticos serão ignorados e terão suas "propagandas" excluídas.

Fanpage

Twitter

Siga no Google+