Outubro Rosa - Previna-se, Ame-se!

22:50



O mês de Outubro é internacionalmente conhecido como: Outubro Rosa, pois simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades a promoverem essa campanha. O nome é referência ao simbolo da luta contra o câncer de mama: um laço rosa. Para quem não sabe, este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações individuais com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção do diagnostico precoce. 
Logo, com o resultado positivo o Congresso Americano aprovou a ideia, tornando o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama. Em maio de 2008, aconteceu em Santos, a primeira manifestação. Em homenagem ao dia das mães e ao dia estadual da prevenção da doença, o Instituto Neo Mama, iluminou o Forte da Barra de cor-de-rosa. Já naquela época, todas as ações eram direcionadas ao publico feminino como um meio de conscientização. Vale ressaltar que a mamografia auxilia no diagnostico precoce e no não desenvolvimento da doença, quando descoberto no inicio as chances de cura são de 95%. 
Estudos apontam que a estimativa entre o ano passado e o fim desse ano, apareçam 57.120 novos casos no Brasil. Isso equivale a 56,09 casos a cada 100 mil mulheres! De três anos para cá, houve um aumento de quase 60% nos casos da doença. É o tipo de câncer mais frequente nas regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro-Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).
Dúvidas mais frequentes:
  • O QUE É O CÂNCER DE MAMA?
    É resultado do crescimento de algumas células em nosso corpo, que se multiplicam descontroladamente até formar o tumor maligno.
  • PORQUE APARECE?
    Não há um motivo ao certo, mas estudos comprovam que fatores como menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumentam essas chances. Também existe aquele fator da doença ser hereditária, como a avó, mãe ou irmã ter apresentado câncer em algum momento da vida. As chances também são grandes, por isso a importância da conscientização para prevenção da doença. 
  • APARECE SÓ EM MULHERES MAIS VELHAS?
    Na verdade não. A doença atinge principalmente mulheres entre a faixa etária dos 40 anos, mas também pode aparecer nas mulheres mais jovens. 
  • COMO SE DESCOBRE?
    Existem algumas maneiras como: auto-exame, mamografia, biopsia, exame clinico. O aparelho que faz o exame é chamado de mamógrafo. Esse exame dura alguns minutos e o de mamografia digital dura ainda menos. O exame pode provocar na paciente algum desconforto, devido a compressão das mamas. 
  • TEM CURA?
    Sim, quando diagnosticado no inicio as chances de cura são de até 95%.
  • COMO FUNCIONA O AUTO-EXAME E A MAMOGRAFIA?
    AUTO-EXAME: Para detectar com rapidez e facilidade em casa, existe uma maneira muito simples: primeiro deve-se levar a mão direita a cabeça e com a mão esquerda examinar, em movimentos circulares, a mama direita. Depois, repetir o processo na mama esquerda. É indicado fazer o mesmo também com os braços abaixados ao longo do corpo. Pede-se também que a mulher observe se, ao colocar aos braços para cima e depois a mão na cintura, ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou do bico. Por último, recomenda-se espremer o mamilo delicadamente, para observar se há alguma secreção.
  • MAMOGRAFIA: É uma radiografia que usa uma carga de radiação baixa, onde comprimi os seios e nos permite visualizar em imagem os nódulos que por muitas vezes não são palpáveis. É mais eficiente que o auto-exame, pois mostra os nódulos e qualquer outro problema mesmo que meça milímetros.
Créditos: Divulgação/HAC


DICAS IMPORTANTES
  • ANTES DO EXAME: Marque o exame, de preferência, para a semana após a sua menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Se tiver feito mamografia anteriormente, não se esqueça de levá-la, no dia do exame, para comparação. Não use creme, talco ou desodorante antes do exame.
  • DURANTE O EXAME: A técnica vai ajudar a posicionar sua mama sobre um suporte, para que as imagens possam ser obtidas. O exame pode ser um pouco desconfortável, pois há necessidade de se comprimir a mama para uma boa resolução. Você deve segurar o ar por alguns segundos, enquanto a técnica aperta o botão para tirar a radiografia. O mesmo procedimento será realizado na outra mama. 
  • APÓS O EXAME: O médico radiologista vai examinar as radiografias e emitir um relatório para o seu médico, que, posteriormente, irá conversar com você sobre os resultados.


Tenho certeza que com essas dicas você não irá deixar de fazer sua mamografia, não tenha medo. Previna-se, ame-se!


Um beijo e até a próxima!

Você poderá gostar de:

17 comentários

  1. Adrieli quão bem explicado
    Nós os leitores te agradecemos. ..
    Sei seu motivo
    É admiro sua busca pelas informações ..
    Grande beijo ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Nice meu amor.... Sabe que tenho um carinho imenso pela senhora né? <3 Fico feliz que tenha gostado do post, espero te ver por aqui novamente! Beijosss

      Excluir
  2. Nossa que pelo post, quem dera se as pessoas tivessem conciencia disso o ano todo.
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado bê, vamos alertar né? Se nos unirmos com certeza tudo mudará.

      Beijos linda ♥

      Excluir
  3. Oi, Adrieli! Tudo bem?
    Primeira, obrigada pela visita no blog. Adorei receber o seu comentário :)
    Outubro Rosa é um tema que merece ser discutido. Essa doença é muito silenciosa e quanto mais informações, melhor.
    Mês que vem tem o novembro azul né? Outro assunto importante também.
    Beijos,

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hida, obrigado você também pela visita. Como disse no seu post, só quem passa sabe a importância de alertar as pessoas. E sim, mês que vem novembro azul... O Câncer infelizmente não atinge só o público feminino né? Homens tbm estão expostos a essa doença. Câncer de próstata é tão perigoso, quanto os outros.

      Um beijo enorme, fique com Deus <3

      Excluir
    2. Adri, cadê os novos posts desse blog, mulher? rsrsrsrs
      Beijos,

      Excluir
  4. Muito bacana esse seu post, meus parabéns! Infelizmente muitas mulheres por medo, não costuma fazer o autoexame, sendo que é um dos mais importantes para qualquer um de nós. Por mais que eu seja nova tenho muito costume de sempre ficar tocando. Os homens também tem que tocar, acho que não é só as mulheres, o meu pai todos os dias apalpar os seis dele, acho que todo mundo deveria fazer isso.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran fico feliz que tenha gostado do post! Concordo com você, infelizmente não são todas que tem a mesma consciência que você.

      Beijos flor e obrigado pela visita <3

      Excluir
  5. Muito legal você aderir a campanha ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ceci, desde que minha mãe faleceu eu passei a pesquisar e me envolver mais com isso.

      Beijosss... <3

      Excluir
  6. Gosto muito dessa campanha do Outubro Rosa. Muitas pessoas não tem consciência sobre isso, então uma postagem assim ajuda muito. Esse auto exame é super importante, adorei o passo a passo ensinado a fazer, pois apesar de eu já ouvir falar, nunca pesquisei sobre como fazer. E a mamografia é super importante. Kisses.

    http://opsdiwei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito Viih, isso nos faz repensar nas atitudes que temos com o nosso corpo. Por isso é importante a conscientização e aprender desde nova.

      Beijos amore! :*

      Excluir
  7. Eu sinto um medo dessa doença que nem sei porque, acho essencial as campanhas de prevenção levando muita informação as pessoas.

    Preciso ir ao médico, me cuidar melhor, por uma vida mais rosa não só o outubro.
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos Ingrid, a palavra Câncer é assustadora. Mas a mamografia esta aí para isso, para que não haja duvidas e muito menos medo! E não deixe de se cuidar viu mocinha?

      Beijosss <3

      Excluir
  8. Oi Adrieli eu acho incrivel esse incentivo que as blogueiras tem dado ao Outubro Rosa, não só as blogueiras, mas a mídia em geral, grandes veículo de comunicação, pessoas públicas, as empresas também não poderia esquecer né kk até os orgãos públicos aqui na minha cidade, durante a noita toda Brasília ficava rosa, muito legal, agora em novembro e o azul para alertar os homens sobre o câncer de prostrata. Beijoos

    http://www.caprichadissimas.com.br/
    @blogcaprichadissimas - Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho thays, é bacana... Cada vez mais a mídia tem mostrado a importância da prevenção e como isso nos afeta. Aqui na minha cidade, Foz do iguaçu - pr se não me engano algumas empresas colocaram o laço rosa. Mas foram poucas também... rsrsrs, tirando a dilma Brasilia deve ter ficado linda!

      Beijoss amore! <3

      Excluir

* Todos os blogs serão respondidos e visitados.
* Blogs com comentários automáticos serão ignorados e terão suas "propagandas" excluídas.

Fanpage

Twitter

Siga no Google+